1 de agosto de 2008

Alimentação e Ansiedade


Princípios dietéticos
Muitas pessoas não se dão conta do importante papel que a seleção de alimentos pode desempenhar na intensificação ou na redução de sintomas de ansiedade, pânico e estresse excessivo. As pesquisas médicas nas áreas de dieta e nutrição, nos últimos trinta anos, demonstraram que muitos alimentos, bebidas e suplementos alimentares podem agravar ou desencadear sentimentos de ansiedade. Em contrapartida, outros estudos concluíram que certos alimentos são benéficos por suas propriedades calmantes e estabilizadoras do estado de ânimo ou humor.

Alimentos a serem evitados
Cafeína (café, chá preto, refrigerante à base de cola, etc.)
A cafeína deflagra ansiedade e até sintomas de pânico porque exercita diretamente vários mecanismos de estimulação do corpo. Eleva o nível de noradrenalina do cérebro, um neurotransmissor que aumenta a vivacidade. Além disso, a cafeína estimula a descarga de hormônios do estresse, principalmente o cortisol, a partir da estimulação das glândulas supra-renais, intensificando ainda mais os sintomas de nervosismo e agitação.

Açúcar
Com o predomínio do açúcar simples em muitos alimentos, nossa sociedade acaba por produzir milhares de viciados em açúcar em todas as faixas etárias. A excessiva ingestão de açúcares pode ser um importante fator no surgimento de sintomas de ansiedade. A questão ocorre da seguinte forma: em vez de carboidratos complexos, os alimentos baseados em açúcares e farinha branca decompõem-se facilmente no tubo digestivo, assim, a glicose é liberada rapidamente na corrente sanguínea e daí absorvida pelas células do corpo a fim de satisfazer suas necessidades energéticas. Para dar conta dessa repentina sobrecarga, o pâncreas libera grandes quantidades de insulina – uma substância que realiza o transporte da glicose do sangue para dentro das células do corpo.
A pessoa pode se sentir inicialmente eufórica, após ingerir açúcar, e depois sentir um rápido choque e um mergulho profundo em seu nível de energia. Quando o nível de açúcar no sangue fica demasiadamente baixo, a pessoa sente-se ansiosa, agitada e confusa porque o cérebro é privado do seu combustível maior. Para tentar remediar essa situação, as glândulas supra-renais liberam cortisol e outros hormônios que estimulam o fígado a liberar o açúcar que ele tem armazenado, de modo que o açúcar no sangue possa voltar aos níveis normais. O problema é que o cortisol, além de estimular a elevação dos níveis de açúcar no sangue, também aumenta, infelizmente, os sintomas de axcitação e ansiedade.

Álcool
O álcool é também um açúcar simples, por isso é rapidamente absorvido pelo organismo. Tal como os açúcares o álcool aumenta os sintomas de hipoglicemia, e o seu uso excessivo pode aumentar a ansiedade e as oscilações de humor.
O sistema nervoso é particularmente suscetível aos efeitos deletérios do álcool, uma vez que esse atravessa facilmente a barreira de irrigação sanguinea do cérebro e destrói as células cerebrais. Em função disso, o álcool pode causar profundas mudanças comportamentais quando consumido em excesso. Os principais sintomas incluem a ansiedade, a depressão, os acessos irracionais de cólera, a baixa capacidade de julgamento, a perda de memória, vertigens e a coordenação motora deficiente.

Laticínios e Carnes Vermelhas
Devem fazer parte da dieta de forma moderada, uma vez que ambos os tipos alimentares são de digestão extremamente difícil para o organismo. Por essa razão podem agravar a depressão e a fadiga que coexistem em muitas pessoas com sintomas de ansiedade.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei dessa matéria. De forma simples, explicou muito bem o que deve ser evitado.

alailton disse...

era uma materia dessa que eu estava a procura.valeu, valeu!

Anônimo disse...

Muito bom!Esclareceu minhas dúvidas...

Anônimo disse...

E os que diminuem a ansiedade?

Anônimo disse...

gostei do texto. bem sintetico. vale adcionar que a ansiedade tambem esta ligada ao seu convivio social, pois onde há paz e amor, com certeza este mal é superado.

Anônimo disse...

não gostei...nem li .kkkkkkkk