1 de agosto de 2008

O que é terapia cognitivo-comportamental?


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia que se destaca por ser breve, estruturada, educativa e orientada para os problemas atuais da vida do cliente. Tal abordagem está embasada em uma série de estudos científicos que comprovam sua eficácia.
A terapia é um processo de aprendizagem onde terapeuta e cliente propõe-se a analisar a função dos pensamentos e comportamentos inadequados (que trazem sofrimento e angústia) com o objetivo de promover mudanças emocionais e comportamentais duradouras.
Durante este processo o terapeuta irá analisar e compreender os seus pensamentos, crenças e comportamentos, os contextos nos quais eles ocorrem e as suas consequências. Nesta jornada de auto-conhecimento, você será desafiado a questionar suas crenças, seus pensamentos e a sua forma de interagir com o mundo ao seu redor. Junto ao seu terapeuta, você irá explorar seu mundo de uma maneira diferente, com o objetivo de redefinir seus valores e de assumir uma postura ativa em busca dos seus ideais de felicidade e auto-realização.

Nenhum comentário: