9 de agosto de 2008

As horas e as necessidades do nosso corpo


Despertar das 7h00 às 8h00
Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. À partir das 6h00 o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h00 e 8h00 a taxa de cortisol atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para cordar com facilidade e com o pé direito.
Atenção: voltar a dormir é um erro, pois as 9h00 o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado, do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

Prazer das 9h00 às 10h00
A hora certa para as folias amorosas já que a taxa de serotonina (neurotransmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é hora de marcar consulta ao dentista, as endorfinas, que também estão em alta nesse horário funcionam como anestésicos naturais.

Trabalho das 10h00 às 12h00
O estado de vigilância atinge seu pico e a memória de curto prazo está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9h00 e 10h00 desaparecem, o organismo atinge sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

Descanso das 13h00 às 14h00
A moleza que dá depois do almoço não se deve somente à digestão, mas a uma queda de adrenalina, que aumenta o ritmo cardíaco. Pra retornar à disposição basta uma cesta de 20 minutos.

Movimento das 15h00 às 16h00
A forma física encontra seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há liberação de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

Rush das 18h00 às 19h00
À partir das 18h00 o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros, e evitar, se possível, engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico. Hora certa para mandar as crianças fazerem lição de casa, por exemplo.

Risco de pileque das 20h00 às 21h00
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo antes do jantar, é bom que saiba que é também o momento em que as enzimas do fígado estão bem menos ativas, o que faz com que fique bêbado mais rápido. Evite bebidas alcoólicas nesse horário.

Sono à partir das 20h00
A melanina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo à partir das 18h00, mas é a partir das 20h00 que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada 2 horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia, o prazer sexual desencadeia secreção de endorfinas no cérebro que induz ao adormecimento.

Regeneração 21h00 à 1h00
Essa fase do sono é muito importante, pois coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam memorizados.

Um comentário:

Anônimo disse...

super legal esta analise das horas e necessidades do nosso corpo... vou tentar alguams adequaçoes na minha rotina baseadas nistas "dicas"
grato

adilson cassado