11 de agosto de 2008

Suicídio - Fique atento!


FATOS E MITOS SOBRE O SUICÍDIO
MITO: Pessoas que ameaçam se suicidar, não se matam.
FATO: A cada 10 pessoas que cometem suicídio, 8 avisaram família/amigos/parentes.
MITO: Pessoas suicidas têm realmente a intenção de morrer.
FATO: A maiorias dos suicidas estão indecisos sobre viver ou morrer e, frequentemente, “brincam com a morte”. Confiando que outras pessoas vão salva-lo (a). Raríssimas vezes pessoas cometem suicídio sem avisar amigos e parentes.
MITO: Uma vez que a pessoa é suicida. Nunca mais voltará a ser normal.
FATO: A vontade de se matar passa. O indivíduo, com tratamento adequado, pode voltar a ter uma vida normal.
MITO: Melhoras depois de uma tentativa de suicídio significam que não há mais riscos.
FATO: A maioria dos suicídios ocorre quando o indivíduo começa a melhorar. Menos deprimido e com mais energia, o suicida consegue dar vazão aos seus pensamentos e sentimentos mais mórbidos.
MITO: Tentativas de suicídio servem pra chamar atenção.
FATO: A morte por suicídio geralmente acontece depois de 5 ou 6 tentativas mal sucedidas.

COMO AJUDAR
• Não tente resolver a situação sozinho;
• Seja direto, fale abertamente sobre o suicídio; o que você tem observado e quais são as suas preocupações;
• Esteja disposto a ouvir – permita a expressão de sentimentos, os aceite e seja paciente;
• Não julgue – não discuta se o suicídio é certo ou errado ou se os sentimentos da pessoa são bons ou ruins; não dê sermão sobre os valores da vida, a importância da família, etc;
• Esteja disponível – demonstre interesse e compreensão.
• Não duvide que ele/ela se suicide;
• Não aja como se estivesse chocado;
• Não pergunte por quê;
• Não prometa que guardará segredo;
• Ofereça a esperança de outras alternativas;
• Tome uma atitude – remova da casa remédios, álcool, drogas, cordas, fios, facas e armas;
• Busque ajuda: Seja enfático ao encorajar a pessoa a buscar um profissional da área de saúde mental.

http://www.cvv.com.br/

Desirée Cassado

Um comentário:

Netinha disse...

oie tudo bem? espero que sim,
eu estou aqui pra te falar de um treinamento maravilhoso que eu fiz!
é o treinamento phoenix training, ele supera, eu renasci nesse treinamento, andava meia deprimida, triste pelos cantos desempregada, sem vontade de fazer nada, eu me encontrei, hoje sou uma nova mulher, uma vencedora, empregada e feliz, esse treinamento mudou a minha vida, ele é fantastico e surpreendente!!!

entre no meu blog e veja, tranformamos a vida, esse treinamento é fantastico...

http://blog.uol.com.br/showposts.html?idBlog=2536854